No último dia 08 de junho às 11 horas, na sede do Sindicato dos Bancários, foi realizada uma importante reunião entre colegas do Baneb, que se aposentaram após a privatização, e a Diretoria do Sindicato, para iniciarmos as tratativas de estratégias de luta em prol destes colegas que estão impedidos de ingressar no Planserv apenas por terem se aposentados após a privatização. A Afabaneb se fez presente com as Diretoras Norma Cavalcante Carneiro e Sonia Maria Dantas.
Como todos sabem, enquanto os custos da assistência médico-hospitalar no Brasil crescem num “vôo supersônico” os benefícios das aposentadorias é alvo de brutal achatamento, crescendo a “passos de tartaruga”, afastando cada vez mais os aposentados do direito a uma velhice dignamente assistida.
Lado outro sabemos que o Decreto nº 12.257 sancionado pelo Governador Jacques Wagner em 15 de julho de 2010 estendeu o direito de ingressar no Planserv a todos os empregados, em Empresas de Economia Mista do Estado, ativos ou Inativos, o que se transformou numa “válvula de escape” para os banebianos que viram surgir a oportunidade de ingressar no Planserv, que por tem o suporte do Estado, tem um custo infinitamente mais baixo do que a nossa Casseb, que com a privatização ficou órfã do Baneb, para a qual podemos cobrar muito, mas jamais exigir milagres!
Ocorre que com a privatização os banebianos passaram a ser compulsoriamente, empregados do Bradesco, o que ao se aposentarem, está induzindo o Planserv a os considerar aposentados por empresa privada e não por Empresa de Economia Mista do Estado, como seria mais justo.
Por tanto lutar pelo reconhecimento dos banebianos como aposentados por Empresa de Economia Mista é a nossa obrigação!
Vamos à luta!